domingo, 8 de setembro de 2013

Vitória: 62 terceirizadas são reintegradas pela luta



Uma grande vitória da luta dos movimentos sociais de Contagem e do SINDUTE (Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação) foi conquistada na semana passada. 62 trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas (auxiliares de serviço) que haviam sido demitidos pela administração de Carlin Moura (PCdoB) foram reintegradas às suas funções.

A vitória foi possível devido à disposição de luta das trabalhadoras que se mobilizaram e participaram de uma série de protestos reivindicando seus postos de trabalho de volta. A imensa maioria das demitidas são mulheres e mães, e precisam muito de seus salários para sustentar suas  famílias. “A sensibilidade do governo “comunista” de Carlin Moura com as mulheres trabalhadoras foi ZERO. Em primeiro lugar, por que em um governo de esquerda de verdade não deveria ter lugar o trabalho precário e terceirizado. Em segundo, por que é desumano descartar essas trabalhadoras ao seu bel prazer, como se não fossem úteis, como se não tivessem famílias.”, critica Gustavo Olimpio, dirigente do SINDUTE e militante do PSTU.

Constrangimento Público e Intimidação

A tática encontrada pelas trabalhadoras e pelo sindicato foi causar constrangimento público ao prefeito. No dia 30 de agosto, quando o país se via diante de um grande dia de lutas convocado pelas centrais e Contagem estava de feriado devido às comemorações de seus  102 anos, o sindicato organizou uma manifestação na inauguração do restaurante popular. “Levamos faixas e cartazes criticando Carlin e exigindo a reintegração das demitidas. Ele levou uma claque para aplaudi-lo, mas não foi suficiente para impedir o constrangimento público de nossa manifestação.” diz Gustavo Olimpio.
A prefeitura e o PCdoB também utilizaram da intimidação para impedir o direito de manifestação das trabalhadoras. Assim que perceberam a presença dos manifestantes pessoas ligadas à administração da prefeitura começaram a intimidá-las, a puxar as faixas e a fazer chacota de sua condição de demitidas, mas todos que estavam protestando sabiam que tinham a razão e o direito de manifestar e não recuaram nem um passo devido à pressão absurda de comissionados do governo.

Um palanque para políticos reacionários

A inauguração do restaurante também foi educativo para esclarecer quem são os aliados prioritários do PCdoB em Contagem. A presença do empresário bilionário e deputado federal Newton Cardoso (PMDB), que responde a vários processos por corrupção e fez parte do esquema montado para absolver Natan Donado no Congresso Nacional, foi anunciada com pompa e salva de palmas pela claque pcdobista. Outro ilustre convidado foi o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Vereador Teteco (PMDB), que é odiado pelos servidores públicos por ter impedido que tivessem voz no plenário durante a greve da saúde, e foi covarde o suficiente para suspender uma sessão da Câmara devido às manifestações de junho.

Newton Cardoso e Teteco são aliados prioritários do PCdoB em Contagem


Só a luta traz vitórias

A luta das terceirizadas da prefeitura de Contagem é um grande exemplo do que o PSTU sempre disse em seus panfletos, nos programas eleitorais e no dia a dia: Só a luta muda a vida.  Depositar as esperanças de um país melhor nas mãos de governos como o de Carlin Moura ou Marília Campos apenas nos leva a derrotas e desmoralização. Não é possível governar para os trabalhadores e para empresários e políticos corruptos como Newton Cardoso e seus comparsas do PMDB. Muito menos como no caso de Contagem, em que a coalisão inclui o PSDB e o apoio explícito de Aécio Neves e Anastasia, políticos que atacam o povo de Minas Gerais há mais de dez anos.


O PSTU se orgulha de não ter feito parte de nenhum desses governos, e não ter o rabo preso com nenhum político ou empresa. Nosso lugar é ao lado dos trabalhadores em suas lutas e greves, nos momentos de vitória e de derrota. Por isso, a militância do partido cerrou fileira com as trabalhadoras demitidas e, contra tudo e contra todos, ajudou a levantar seus cartazes e faixas contra a truculenta gestão do PCdoB a frente da prefeitura.

Para ir ao blog do sindicato: Clique aqui!

Newton Cardoso está feliz: Natan Donadon está solto e Contagem segue governada para os ricos. Enquanto isso os trabalhadores da cidade não têm o que comemorar!

0 comentários:

Postar um comentário