Contra a criminalização dos movimentos: liberdade imediata ao Black Bloc e a todos os presos políticos!
Nota do PSTU-RJ sobre a prisão dos administradores da página dos Black Blocs
Acuado e com medo das ruas, o governo do Estado do Rio de Janeiro, auxiliado pelos deputados, pela Justiça e pela Polícia Militar, quer intimidar e criminalizar os ativistas e as manifestações e greves que sacodem a capital fluminense.
A Justiça retirou os outdoors do PSTU que apoiam a campanha pelo “Fora Cabral”. Os deputados do PMDB querem proibir o uso de máscaras nas manifestações. A Polícia Militar resolveu fichar e fazer revistas nas pessoas que participam das passeatas. E o poder judiciário decidiu autuar todos os que usarem máscaras nas mobilizações e atacar o direito de greve dos profissionais de educação das redes estadual e municipal.
São absurdos que se agravam ainda mais com a prisão de cinco jovens, entre eles três menores de idade, acusados de pertencerem ao Black Bloc. Os ativistas, administradores da página do Black Bloc RJ no Facebook, foram presos em casa e estão sendo enquadrados por “formação de quadrilha armada e incitação à violência”.
Sérgio Cabral quer implantar estado de exceção no Rio de Janeiro. Essas medidas implementadas pelo Estado constituem um verdadeiro ataque ao direito de expressão e manifestação. Elas não ficarão sem respostas!
O PSTU nunca se furtou de expressar publicamente sua profunda divergência em relação ao Black Bloc, mas, como dissemos desde o início dessa polêmica, por princípio, sempre defendemos qualquer ativista da repressão policial. E o fazemos mais uma vez. Denunciamos essas medidas ditatoriais e as prisões arbitrárias da polícia assassina.
– Pela realização de uma ampla campanha democrática contra a criminalização dos movimentos sociais!
– Exigimos a imediata libertação dos Black Bloc e de todos os presos políticos!
– Pelo direito irrestrito de manifestações e greves!
– Fora Cabral ditador! Pelo fim da PM!
0 comentários:
Postar um comentário