domingo, 1 de fevereiro de 2015

Chega de Conversa Fiada

Chega de Conversa Fiada
Em 2015 vamos nos unir em defesa dos nossos direitos

Artigo de Gustavo Olimpio sobre o Governo Carlin Moura



O ano de 2015 já começa com ataques a classe trabalhadora. A crise que no passado diziam ser uma marolinha e que o Brasil estaria preparando para enfrenta-lá, chega com força e gera demissões, redução de empregos, redução de recursos para a Educação e Saúde. O governo federal, por exemplo, cortou 7 bilhões de reais do orçamento da educação, que será sentido pelos educadores e pela população de todo o país.
Em Contagem, onde o Governo Carlin Moura completa 2 anos a frente da Prefeitura, percebemos que a cidade continua abandonada, mato cresce em toda esquina, as ruas estão cheias de buracos e as condições da saúde e educação estão cada vez mais precárias.


Carlin anuncia um grande programa de obras como a trincheira em frente ao Shopping Itaú, e um orçamento bilionário (1,6 bilhão) e queda Contagem vai muito bem obrigado. Isto é o que diz o Governo nos jornais. Mas a população sabe bem que isto é mais uma grande conversa fiada.


Na Educação estes dois anos foram de grandes ataques e retirada de direitos. Em 2014 foram 56 dias de Greve para se tentar debater uma proposta que melhorasse, mesmo que só um pouco, a situação dos educadores. O governo diz que está aberto ao diálogo, mas é conversa fiada, o que eles querem é impôr a vontade deles. No fim do ano passado isto ficou claro: os trabalhadores em educação recusaram a criação de dois projetos que criavam cargos de professores com 40 horas de trabalho (acima da jornada atual dos professores) e o governo, ao invés de negociar, impôs a votação na câmara, onde uma maioria de irresponsáveis vereadores governistas votam tudo o que a Prefeitura propõe. Enquanto isso, várias propostas que beneficiariam os educadores, como plano de saúde e a mudança na tabela do plano de carreira, continuam sendo empurradas com a barriga pelo governo.
Na Saúde o governo novamente anuncia a inauguração da Maternidade Municipal e do novo Pronto Socorro JK. Não custa relembrar que a ex-prefeita Marilia Campos (PT) falou que seriam inaugurados no último ano do seu mandato, o que não aconteceu. O PCdoB assumiu e todo início de ano diz que agora vai ser, mas nada! A população continua sofrendo nos corredores das unidades de saúde, onde se falta tudo. A situação é calamitante. Faltam remédios, muitos equipamentos estão quebrados e fora de funcionamento, bebedouros e banheiros sujos e enferrujados, filas que nunca terminam, etc.. E os trabalhadores da Saúde, que deveriam ser tratados como heróis por trabalhar nessas condições, são desrespeitados pelo Governo, onde ganham mal e fazem de tudo para tentar atender com dignidade à população. Uma tarefa impossível, visto que Carlin não lhes dá a mínima condição para uma saúde de qualidade.
Isto demonstra que o projeto desta prefeitura, chamada por muitos de comunista, não se difere das antigas administrações. É um governo dos ricos e daqueles que estão instalados no poder. Um governo que não tem a menor intenção de atender as reivindicações do povo pobre e dos trabalhadores da cidade. A tarefa principal de 2015 é conseguir unificar as forças do povo e da classe trabalhadora (sindicatos dos setores públicos e privados, movimento estudantil, sem-teto e de artistas, associações de bairro e os partidos de esquerda que se opõem a este governo)

para enfrentar juntos os ataques do governo Carlin em Contagem. Chega de Conversa Fiada!

0 comentários:

Postar um comentário