quinta-feira, 19 de março de 2015

Movimento Popular fecha BR 040 no Dia Nacional de Luta por Moradia

"Não haverá trégua para os governos, sejam eles do PT, PSDB, PCdoB (como a Prefeitura de Contagem) ou qualquer outro partido”. Era esse o tom do protesto das ocupações que parou a BR 040 por quatro horas no município de Contagem. A manifestação fazia parte do Dia Nacional de Luta por Moradia, que ocorreu em todo o país, e deu o recado dos movimentos sociais para o governo Dilma Roussef. A manifestação exigia a resolução dos problemas dos sem-teto de Minas Gerais, que vivem em ocupações irregulares, e ainda não tiveram seus problemas resolvidos pelo governador Fernando 
Pimentel.





A manifestação foi organizada pelos moradores da Ocupação William Rosa e Guarani Kaiowá e contou com a presença de militantes da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), do PSTU e outras organizações de esquerda e dos movimentos sociais. A luta por moradia era o tema principal, mas os manifestantes queriam também mais investimentos na saúde e na educação, solução para o caos do transporte público municipal e inter-municipal, fim do tarifaço e revogação das MPs 664 e 665 (que Dilma sancionou e flexibiliza direitos trabalhistas).

O candidato a Senador pela Frente de Esquerda nas últimas eleições, Geraldo Batata, explicou a participação do PSTU no fechamento da BR - “Esse é o momento de impulsionar as lutas populares e derrotar os ataques tanto do PT, quanto dos partidos de direita. Nós queremos construir uma alternativa dos trabalhadores agora que a população começa a questionar o governo Dilma. Mas essa alternativa não pode ser só parlamentar, só para as eleições. Ela deve vir das ruas, das lutas dos trabalhadores e do povo. Não há momento melhor que esse para mostrar que a esquerda não se resume ao PT e que podemos derrotar os ataques desse governo.” 

Em Belo Horizonte, ocorreram manifestações semelhantes em vários pontos da cidade. Também organizados pelo movimento popular de ocupações urbanas. A cidade ficou parada e foi uma grande demonstração de força do movimento social independente do governo.

Faixa feita pelos moradores da Ocupação William Rosa

0 comentários:

Postar um comentário