O diretório municipal do PSTU no município de Contagem recebeu com indignação a notícia de que, no dia 23/08/2012, a Rede Bandeirantes de televisão realizará um debate entre os candidatos a prefeito do município sem a presença de Gustavo Olimpio, candidato de nosso partido. Achamos que é um avanço importante no processo democrático que a emissora se proponha a realizar um debate político entre os postulantes ao cargo de prefeito. Porém, é um retrocesso de maior magnitude que, ao realizar o debate, exclua-se um dos candidatos, tornando assim desigual as condições de disputa pelo eleitorado.
O PSTU exige a convocação de Gustavo Olimpio baseado nos seguintes argumentos:
1) Todos os outros candidatos foram convocados, inclusive o candidato que aparece atrás de Gustavo Olimpio nas pesquisas. Isso exclui argumentos do tipo “os cinco mais indicados nas pesquisas”, e indica clara discriminação ao candidato do partido.
2) A presença de Gustavo Olimpio não causaria prejuízo significativo no tempo do debate. É perfeitamente possível distribuir o tempo das perguntas e respostas entre seis candidatos. Prova disso é o debate realizado pela Band em São Paulo que contou com oito debatedores.
3) Não procede a justificativa dada pelos organizadores do debate de que existe uma restrição legal a presença do PSTU por este não possuir representação na Câmara dos Deputados. A Resolução 23.370/2011, Seção 1, Artigo 28, do TSE prevê que as condições do debate se darão mediante um acordo firmado entre os partidos políticos e a pessoa jurídica interessada na realização do evento ou, em caso de discordância, que seja aprovado por 2/3 dos candidatos aptos cujo partido tenha representação na Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2012 isso significa que, para aprovar um debate sem a participação do PSTU, precisa-se da concordância de, no mínimo, quatro candidatos. O Artigo 29 da mesma resolução versa que, em não havendo acordo, é obrigatória a convocação de todos os candidatos com representação na Câmara dos Deputados, facultada a dos demais.
4) Embora na maioria das cidades a Rede Bandeirantes tenha optado por excluir os candidatos do PSTU. É sabido que, em Porto Alegre, Campinas, São José dos Campos e outras cidades a mesma emissora realizou seus debates com nossos candidatos. Isso exclui, por absoluto, o argumento de que convocar Gustavo Olimpio para o debate é ilegal, visto que a emissora não infringiria a lei nesses municípios.
O Diretório Municipal do PSTU entende que não há argumentos possíveis para a exclusão de Gustavo Olimpio do debate. As instituições com vocação claramente democráticas não devem, por princípio, promover a exclusão de nenhuma corrente de opinião da sociedade, mesmo quando não concorde com as posições destas. O PSTU é um dos poucos partidos ideológicos, programáticos, que não se curvou à lógica fisiológica que dominou a política brasileira. Cerceá-lo do direito a participar do debate é impedir a crítica socialista, classista e de esquerda a atual administração da prefeitura.
Ainda é tempo da emissora rever sua posição e convocar Gustavo Olimpio para o debate. Estamos preparados para o debate franco com os outros candidatos. A lei faculta à Rede Bandeirantes o direito de nos chamar, cabe a ela decidir se o fará ou não.
Diretório Municipal do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Não se deixem abater companheiros. Estão fazendo bela campanha. Para prefeito de Contagem, Gustavo Olimpio! Em BH, Vanessa Portugal!
ResponderExcluir